Scroll Top

Dicas Economia Diversos

4 DICAS PARA SAIR DAS DÍVIDAS

Como Sair Das DividasSe você se encontra na situação de estar endividado, saiba que você não está sozinho. Hoje, cerca de mais de 60% das famílias brasileiras se encontra na seguinte situação: aguardam ansiosas o final do mês para receberem seus salários e muitas vezes na primeira quinzena já estão apertados novamente e muitas vezes ainda falta muita coisa para pagar. Diante dessa situação ocorre o inevitável, algumas contas são deixadas de lado, em prol das necessidades mais urgentes e em pouco tempo as contas que não foram pagas começam a se tornar um gigante de dívidas que não param de crescer. Neste artigo ireir compartilhar algumas dicas que irá ajudá-lo a sair das dividas.

O que fazer diante dessa situação tão devastadora, e que muitas vezes tira até mesmo a paz do dia a dia, te atrapalhando até mesmo na hora de dormi, chegando a tirar seu sono?

Vamos às soluções. A primeira coisa a fazer, de fato, é reconhecer que errou. Quando você for capaz de admitir para si mesmo que foi o verdadeiro culpado por chegar até aquela situação, então você também será o responsável por mudar seus hábitos e virar o jogo. Não adianta culpar o chefe, seu trabalho, nem mesmo sua família pela sua atual situação financeira. Seja capaz de assumir para si essa responsabilidade, pois depende muito de você as mudanças necessárias. É claro que em se tratando de família, todos podem ser colaborativos, mas os adultos devem tomar as rédeas da situação e quanto mais você se responsabilizar e agir de acordo como tal, mais será capaz de demonstrar as atitudes corretas para a sua família.

Uma vez assumido o erro, agora é hora de mudar através de atitudes concretas, ou seja, apenas querer mudar não é o suficiente para ter controle da sua vida financeira, mas as atitudes são fundamentais. Vou te falar agora de três dicas valiosas que te facilitarão seus primeiros passos na direção de mudar para melhor sua vida financeira.

4 DICAS PARA SAIR DAS DÍVIDAS

Dica#1

A primeira dica do que fazer é poupar. Você pode até achar estranho, pois afinal o que se quer é livrar-se das dívidas. Sim, mas isso só será possível quando você conseguir economizar. Analise junto com sua família, quais gastos podem ser cortados com o objetivo de sobrar dinheiro para começar a saldar as primeiras dívidas. Não estou dizendo para cortar o pão nem nada do tipo, mas é importante que todos saibam que aquele sacrifício será sentido, mas ele tem um objetivo que será bom para todos.

Dicas#2

A segunda dica é avaliar qual ou quais as dívidas que avançam mais rápido, em outras palavras, quais dentre elas possuem juros maiores, e qual a frequência de cobrança dos juros. Para isso será necessário você se debruçar sobre suas contas e ler os detalhes de cobrança de cada uma. Logo você descobrirá que algumas devem ter mais prioridade do que outras para negociar um acordo. Por exemplo: geralmente a conta de luz tem apenas multa por atraso, enquanto que o cartão de crédito tem a média de 9% de juros ao mês, ficando mais fácil você saber qual deve pagar primeiro, a depender de cada valor. Ainda nesses mesmos papéis você terá acesso fácil aos números das empresas, e então você deve entrar em contato com aquelas que têm mais juros para propor uma negociação. Você vai se surpreender como essas empresas tem interesse em receber, ainda que seja parceladamente. Nessa hora, não tenha medo de conduzir a negociação a seu favor, procurando estabelecer, de modo sensato, sua possibilidade real de pagamento.

Dicas#3

A terceira dica e cada vez mais utilizada é a consolidação das dívidas. Mas, o que isso quer dizer? Após fazer o levantamento de tudo o que você deve, você pode fazer um empréstimo para quitar todas as dívidas por inteiro. As vantagens são o fato de poder negociar as dívidas com maior poder de barganha, pois o pagamento será à vista, e ainda conseguir se organizar para pagar apenas um credor – o empréstimo, e ainda poder conseguir juros menores em relação a os débitos que você tinha.

Dicas#4

Após ter colocado suas contas em dia é hora de se planejar financeiramente e para isto é importante estudar educação financeira, ler livros, participar de cursos nesta área para que você não volte a ter dividas como trilhar seu caminho para a independência financeira.

Conclusão

Para facilitar no seu planejamento financeiro gostaria de indicar um excelente e-book que adquiri recentemente e gostaria de indicara para você, o e-book as 5 etapas do planejamento financeiro, sei que tem outros curso excelentes, mas gostaria de recomendar este excelente material por dois motivos, um por ser com um preço bem em conta, principalmente para quem no momento não tem dinheiro para adquirir um curso mais caro. O segundo motivo é que pelo custo beneficio este é um excelente e-book de fácil leitura com dicas praticas que vai te ajudar a trilhar o caminho rumo a independência financeira.

Agora é com você! Faça tudo que puder para sanar suas dívidas e alcance a recompensa de não mais ser um devedor, percorrendo o caminho para sua liberdade financeira.

Espero que tenha gostado deste artigo, se tiver gostado compartilhe com seus amigos e fique atento para novos artigos que serão postados neste blog com varias dicas sobre este tema de educação financeira, pois acredito em um pais melhor em que as pessoas se eduquem financeiramente para ter uma qualidade de vida melhor.

Para saber mais sobre este excelente material clique na banner abaixo:


Gostou do artigo? Compartilhe!

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Sobre o autor | Website

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Seja o primeiro a comentar!

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    E-book Gratuito "10 erros mais comuns que as pessoas cometem na Previdência Privada"!Baixe Agora
    %d blogueiros gostam disto: