Scroll Top

Dicas Economia Diversos

5 Passos Para Te Ajudar a Alcançar a Independência Financeira

dicas educaçao financeiraA maneira mais inteligente de antecipar a Independência Financeira é investindo mais dinheiro mensalmente. Investir mensalmente é o primeiro passo para caminhar em direção à Independência Financeira. A quantia investida mensalmente determina quanto tempo você chegará ao seu objetivo. Outra maneira seria saber onde investir este dinheiro para que você consiga atingir seu objetivo mais rápido. Esse artigo tem  objetivo de lhe apresentar 5 dicas de como você investir um ótima quantia de dinheiro mensalmente e antecipar a sua tão sonhada Independência Financeira.

Para isso vamos apresentar 5 dicas muito valiosas, que se colocadas em práticas irá fazer que você consiga investir uma grande quantia de dinheiro mensalmente e antecipar a sua Independência Financeira.

1ª Dica: Gaste menos do que ganha e invista 10% do seu salário

Esse é o primeiro passo para a Independência Financeira. Gaste menos do que ganha e investa 10% do seu salário. Seguindo esta 1º dica você já estará na frente da maioria dos brasileiros da corrida para Independência Financeira. Se você tem dificuldades neste primeiro passo, procure aumentar a sua Educação Financeira para conseguir poupar mais. Uma coisa importante é direcionar esses 10% para investimentos quando você recebe o salário, assim ele não será gasto durante o mês. Essa 1º dica é fundamental para as pessoas que almejam alcançar a Independência Financeira, se você é uma dessas pessoas, gaste menos do que ganha e invista 10% do seu salário. Se você quer saber mais sobre a 1º dica veja o artigo: Gastar menos do que se ganha: O primeiro passo para Independência Financeira

2ª Dica: Tenha um Renda Extra

Uma ótima maneira de ter mais dinheiro para investir mensalmente é criar uma Renda Extra. Invista 80% da sua Renda Extra e os outros 20% lhe presentei pelo esforço. Seguindo esta dica você aumentará significativamente a quantia de dinheiro que investe mensalmente, chegando até a dobrar, e irá antecipar consideravelmente a sua Independência Financeira. Para saber mais sobre antecipar a sua Independência Financeira com a criação de uma Renda Extra veja o artigo: Renda Extra: O acelerador para Independência Financeira

3ª Dica: Quando aumentar a sua renda, não aumente suas despesas

Essa dica talvez seja a mais difícil de aplicar, mas ela lhe trará muitos resultados ao antecipar a sua Independência Financeira. O que acontece com a maioria da população é que toda vez que a sua renda aumenta, as suas despesas aumentam também, assim o aumento da renda não tem muito efeito na caminhada em direção a Independência Financeira. É de fundamental importância de quando aumentar a sua renda as suas despesas permanecer a mesma, assim você terá mais dinheiro para investir mensalmente.

Um grande exemplo de pessoa que seguiu este exemplo e alcançou a Independência Financeira está descrito na Edição de Dezembro de 2010 da Você S/A. O nome dele é Angel Bermudez e ele começou a investir 30% do seu salário. Enquanto a sua Renda crescia ele seguia a 3º dica e não aumentava as suas despesas. Em mais ou menos 10 anos ele alcançou a sua Independência Financeira e hoje investe 60% do seu salário. Veja esse artigo clicando aqui.  Outro grande exemplo disto é o guru brasileiro das finanças pessoas Gustavo Cerbasi. Em entrevista a Exame ele conta que em sua caminhada em direção a Independência Financeira, conquistada aos 33 anos, ele chegou a guardar 85% do salário dele e da mulher. Ele conta na entrevista que isso teve uma papel fundamental em sua conquista da Independência Financeira. Gustavo Cerbasi também falou que conseguiu guardar 85% do salário dele e da mulher seguindo a dica nº3, que é toda vez que a renda aumentar, não aumentar as despesas e sim aumentar os investimentos mensais.

4ª Dica: Invista para aumentar a sua Renda Passiva

A 4ª dica é muito importante, pois ela cria um crescimento ilimitado da quantia de dinheiro que investe mensalmente. Seguindo as 3 primeiras dicas você terá uma boa quantia de dinheiro para investir mensalmente, investindo este dinheiro em Renda Passiva (investimentos que lhe trazem uma renda mensal sem você precisar trabalhar) fará a sua Renda mensal aumentar. Reinvestindo a sua Renda Passiva em mais investimentos que lhe trazem Renda Passiva irá criar um crescimento contínuo do dinheiro que você investe mensalmente e da sua Renda Passiva. É por isso que esse passo é fundamental para antecipar a sua Independência Financeira. Para saber como você pode investir para aumentar a sua Renda Passiva, veja o artigo que escrevi sobre este assunto: O que é e como construir um Renda Passiva.

Seguir essas 4 dicas em sinergia irá lhe trazer grandes resultados para você. Planeje-se se veja como pode aplicar cada dica em sua vida e antecipar a sua Independência Financeira.

 5ª Dica – Invista em Educação Financeira

  É muito importante você investir na sua educação financeira, leia livros, compre jornais, pesquise na Internet, faça cursos, etc. Hoje em dia temos uma enxurrada de informações sobre educação financeira e muito delas gratuitas. Procure estudar os diversos tipos de investimentos que temos. A internet está aí para ajudar, use a seu favor. Para quem não gosta muito de ler, tem o youtube que tem vários vídeos sobre este assunto. Para se tornar uma pessoa que queira ser independente financeiramente é preciso estudar sobre o assunto e aprender a cuidar você mesmo de seu dinheiro e não seguir conselhos de pessoas que não sabem cuidar de seu dinheiro e gosta de dar palpites na sua vida financeira. Infelizmente não é ensinado na escola este assunto, o que é uma pena, por isto temos mais de 70% dos aposentados passando dificuldade por que não foi ensinado para eles que seria possível sim ter um renda satisfatória quando se aposentasse, mas você poderá mudar o seu futuro financeiro.

Espero que tenha gostado deste artigo e lhe desejo um futuro de sucesso sucesso e que consiga alcançar a sua independência financeira o mais rápido possível, mas para isto tenha atitude e faça por onde para que isto aconteça, pois só dependerá de você e de mais ninguém.



 

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Sobre o autor | Website

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Seja o primeiro a comentar!

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    E-book Gratuito "10 erros mais comuns que as pessoas cometem na Previdência Privada"!Baixe Agora
    %d blogueiros gostam disto: