Scroll Top

Diversos

Descubra O Caminho Para Conquistar A Sua Liberdade Financeira

independenciafinanceiraVai parecer óbvio, mas lá no fundo você já sabe bem o primeiro passo a tomar para alcançar o sonho da liberdade financeira. Sim, a regra de ouro continua sendo poupar, ou seja, gastar menos do que se ganha. Mas, e quanto aos próximos passos, o que devo fazer com o dinheiro que consegui economizar com tanto esforço?

O segundo passo e tão importante quanto o primeiro é entender que seu dinheiro deve te render algo, ou seja, colocá-lo para trabalhar ao seu favor. Dessa forma, é essencial que você descubra um ou alguns meios de investir ou aplicar seu dinheiro.

Existem várias opções de investimento hoje em dia e com leitura, pesquisa, mas principalmente perdendo o medo de investir, você saberá aos poucos definir o que melhor se encaixa com seu perfil.

Aliás, é bom deixar claro uma questão importante: você precisa se alfabetizar financeiramente! O que quero dizer com isso é que você precisa ler, se informar e estudar o assunto. Todos nós somos estimulados muito cedo a desenvolver nossos conhecimentos culturais e acadêmicos e é por isso que nossos pais nos colocam na escola. A maioria de nós completa o segundo grau, faz faculdade, pós-graduação, mas ainda continua analfabeto na área de finanças.

Olhe ao seu redor e observe quantas pessoas com alto nível de escolaridade estão atoladas em dívidas e prestações! Por outro lado, você deve conhecer diversas histórias de pessoas que sequer se formaram, mas, construíram impérios e são mais ricas e abastadas que a maioria das pessoas que você conhece.

Isso não é à toa! Se essas pessoas conseguiram adquirir tanto sucesso é porque elas desenvolveram sua inteligência financeira! São pessoas que descobriram como fazer o dinheiro trabalhar para elas e após ter lucros, elas permanecem investindo. E principalmente, são pessoas que venceram o medo de investir! Não quero dizer com isso, que você deve sair por aí investindo em qualquer lugar o seu dinheiro excedente! Não faça isso! O que quero dizer é que você precisa, de agora em diante deixar de ser analfabeto financeiramente e se educar nessa área.

Também não quero dizer que só enriquece quem interrompe todos os estudos e se concentra apenas em investir. O ideal é que suas habilidades acadêmicas e profissionais possam crescer junto com seu desenvolvimento financeiro. Dessa forma, você será consciente e seguro quanto aos seus objetivos e futuro financeiro.

Sua liberdade financeira depende de você dar esses primeiros passos e permanecer estudando e praticando esse conhecimento. Nesse ponto alguns podem estar pensando: falar é fácil, o difícil é fazer, investir dinheiro é arriscado!

Sobre isso preciso abrir seus olhos. Ao sair de casa todos os dias para trabalhar para alguém, você já está se arriscando! Pode parecer exagerado, mas é a mais pura verdade. Todos os dias você corre para seu trabalho, tenta ser pontual, esforçado e desempenhar bem suas atividades, mas ainda assim você está se arriscando. E se você pensar bem, você faz tudo isso pensando no seu salário e nos benefícios que a empresa te oferece. Ainda assim, todo esse esforço pode não ser compensado, e se for, seja com um aumento ou uma promoção, será que é o suficiente?

Parafraseando o futebol, a regra é clara: Quanto mais ganhamos, mas gastamos e se você permanecer nesse ciclo, ele irá te engolir. Para romper com essa cadeia, lembre-se do que falamos no início. O caminho para sua liberdade financeira depende de três passos essenciais. Primeiro: aprenda a poupar. Segundo: invista seu dinheiro para fazê-lo render. E terceiro: desenvolva sua inteligência financeira.

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Sobre o autor | Website

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Seja o primeiro a comentar!

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    E-book Gratuito "10 erros mais comuns que as pessoas cometem na Previdência Privada"!Baixe Agora
    %d blogueiros gostam disto: