Scroll Top

Dicas Economia Diversos

Os 4 Erros Financeiros Mais Comuns Que os Brasileiros Mais Cometem

errosfinanceirosEstava lendo um artigo na internet acabei de deparando com um artigo do Economista Ricardo amorim, onde ele fala dos 4 erros financeiros mais comuns que os brasileiros mais cometem em relação a dinheiro, achei bem interessante e resolvi compartilhar com os leitores do blog virada financeira

Então resolvi fazer um resumo e o que se pode fazer para resolver estes problemas, já que intuito deste blog é ajudar as pessoa a melhorarem sua vida financeira para ter uma qualidade de vida melhor.

Os 4 Erros Financeiros Mais Comuns que os Brasileiros Mais Cometem

Erro#1 – Viver sem planejamento

Ele comenta que a imensa maioria dos Brasileiros não anotam os gastos, despesas e não sabem ondem se gasta mais. Uma simples anotação dos seus gastos já dá para saber onde vai o seu dinheiro, e você tem controle disto podemos perceber que a maioria destes gastos vão em coisas que não precisa e que não havia necessidade de gastar, só o hábito de anotar o que foi gasto já vai lhe ajudar a ter um controle financeiro de seu orçamento e com isto reduzir alguns gastos desnecessários que poderiam ser evitados.

Uma das soluções para quem tem esta dificuldade em anotar os gastos é pagar em primeiro lugar, acabou de receber o salário no inicio de mês procure separar pelo menos 10%, se conseguir separar uma porcentagem maior, melhor ainda. Se o salário mal dá para pagar as contas e não sobra nada no final do mês, está na hora que você ver o que realmente está gastando e com este controle você vai ver onde está tendo um gasto desnecessário e com isto vai conseguir poupar um pouco mais, se vc acha 10% muito, comece com menos, pelo menos até conseguir reequilibrar as contas e nesta etapa é importante adquir o hábito de guardar dinheiro.

Erro#2 – Familia, Finanças a Parte

Eles comenta que a maioria das famílias as pessoas não conversam sobre dinheiro e normalmente somente uma pessoa cuida das finanças, seja a esposa o marido, uma pessoa só controla o outro não olha nada, deixa na mao do outro, não há um consenso, não ha um controle não há um debate.

É importante a participação da família, do casal conversar e definir um planejamento e seguir, mesmo que um fique mais a frente, é importante os dois conversarem e chegarem pelo menos debater no que vai investir e no que vai gastar fazer um planejamento financeiro mantendo tudo sobre controle, pois fazendo um planejamento, temos um controle melhor dos gastos e com isto evitamos gastos desnecessários que fazem com que a família brasileira perco a controle de suas finanças e resultado disto todos já sabem que é o endividamento, brigas conjugais, etc.

Erro#3 – Abrir Mão de uma boa rentabilidade por causa de segurança

Não adianta nada você querer investir na poupança, previdência privada com uma baixa rentabilidade por que a diferença do rendimentos dos juros é bem grande.

Digamos que conseguimos juntar 500 por mês durante 10, 15 anos com rendimento de 0,5% ao mês e outro investimento que conseguimos em torno de 1% ao mês, se fazer as contas, a diferença será muito grande.

Investindo em poupança, jamais vamos conseguir uma alavancagem do dinheiro e o montante final de um certo período de tempo será muito pequeno. Poupança não pode ser considerado investimento, devido ao seu rendimento ser corroído pela inflação e que por falta de informação por parte das maioria das pessoas não levam este fator em consideração. Temos que levar em consideração a inflação para sabermos o rendimento real do seu dinheiro investido.

Só para você entender melhor como a inflação corroi o seu dinheiro, o que você comprava com 100,00 há dez anos anos atras, você teria que ter uns 200,00 ou mais para comprar a mesma coisa hoje.

Por isto que a poupança deixa de ser um péssimo investimento devido ao juros pagos que são bem irrisórios. Se a inflação é de 0,5% ao mês e a inflação é de 12% ao ano

Se você quiser obter melhores rendimentos é importante sair da zona de conforto e procurar outras formas de investimentos tão seguros quanto a poupança, porém com rendimentos bem melhores.

Erro#4 Falta de Educação Financeira

Infelizmente a maioria dos Brasileiros pecam muito neste ponto, não estudam sobre educação financeira, mas isto é um problema cultural, não nos foi passado pelos nosso pais e muito menos se conversam isto em casa e na maioria das vezes temos que correr atras por conta propria e na maioria das vezes quanto estamos em uma situação financeira critica.

O que aprendemos é por jonais, revistas e televisão em que as noticias muitas das vezes são tendenciosas e nos deixamos influencia por elas e achando que tudo que se diz e está escrito acreditamos como se fosse verdade por não termos uma analise critica sobre o assunto e acabamos sendo influenciados por estas matérias e tudo isto por não termos o conhecimento sobre este assunto e por isto que somos influenciados.

O que é recomendado é ler livros sobre educação financeira, fazer cursos, participar de palestras, hoje em dia temos muitas palestras gratuitas online que podemos participar, muita informações de qualidade na internet, videos no youtube.

Hoje temos o privilégio de ter acesso as informações com mais facilidade graças a internet e temos muitos cursos online que pode nos ajudar a saber mais sobre educação financeira e como foi dito anteriormente, se quisermos ter uma melhor qualidade de vida é imprescindível estudar sobre o assunto para que conseguimos gerenciar melhor nosso dinheiro e consequentemente conseguir investimentos melhores o objetivo deste blog é disseminar a educação financeira para o maior numero possível de pessoas e a internet veio muito para nos ajudar nesta missão.

Espero que tenha gostado deste artigo e se você quer saber mais sobre como gerenciar melhor o dinheiro posso sugerir um excelente e-book as 5 etapas do planejamento financeiro do Professor Elison Andrade, para você que quer começar a estudar sobre educação financeira sugiro começar por este e-book.

Este E-Book apresenta um método inédito, passo a passo, sobre como organizar suas finanças pessoais.

O que você vai ver neste E-book:

– Método testado e aprovado – Curso on line gratuito sobre como controlar seu orçamento doméstico – Exercícios resolvidos e comentados – Links para vídeos – e muito mais…

Para maiores informações clique no link abaixo onde você será redirecionado para a pagina onde você terá mais informações sobre este curso:

Agora se você já quer saber mais sobre dicas de investimentos mais rentáveis que poupança, gostaria de sugerir o curso o investidor de sucesso do educador financeiro Marcelo Vieira que tem um excelente curso que vai te ensinar através de vídeo aula como investir melhor seu dinheiro a médio e a longo prazo. É um curso em video aulas onde ele ensina passo a passo como comprar as ações que geram bons dividendos a longo prazo, ou seja, ele vai ensinar como escolher as melhores ações das empresas que tem potencial de valorização e que você poderá futuramente viver dos dividendos gerados destas ações.

Mas este curso eu recomendo somente para pessoas que já conseguem juntar dinheiro, que está com as contas equilibradas ou que já tem um dinheiro guardado na poupança e que está procurando rentabilidades melhores para alavancar seu dinheiro.

Para saber mais sobre este curso acesse:

Curso Se Tornar Um  Investidor de Sucesso

Espero que este artigo tenha te ajudado que você não cometa este erros e com as dicas apresentadas você consiga chegar a sua independência financeira o mais rápido possível e com isto ter uma melhor qualidade de vida para você e sua família.

Gostou do artigo? Compartilhe!

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Sobre o autor | Website

    Abel Alves Pereira Formado em Administração de Empresas, Educador Financeiro e Empreendedor Digital. Uma das minhas missões de vida é levar Educação Financeira para o maior numero de pessoas, por isso que criei este blog onde posso ajudar um numero bem maior de pessoas através da internet.

    Seja o primeiro a comentar!

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    E-book Gratuito "10 erros mais comuns que as pessoas cometem na Previdência Privada"!Baixe Agora
    %d blogueiros gostam disto: